São três, na nota dó
Em meados de 2018 Nicolas e Peixe conversavam sobre o famoso seriado de televisão "Eu a Patroa e as Crianças", especificamente sobre o décimo primeiro episódio da quarta temporada, "A Banda de Michael". Nesse episódio Michael e Jay estão em um bar de Jazz ouvindo o grande o músico Johnny Saxofone Jackson, antigo colega de classe de Michael de quando esse estudava piano.
Nesse episódio há um momento tão cômico quanto criativo, enquanto Michael insistia em dizer que sabia tocar piano sua esposa, Jay, o desafia a tocar uma misteriosa canção chama Três Ratos Cegos fazendo com que Michael, sem escolha, crie uma das cenas mais engraçadas que já vimos.
Com base nessa cena Nicolas despretensiosamente solta a seguinte frase: "Isso não é um excelente nome para um trio de Jazz?".
Agora em 2025, Nicolas e Peixe se uniram ao grande baterista Nivaldo, para enfim dar origem aos Três Ratos Cegos, ouvistes?
Nicolas Tavares
Professor de Música
Estudioso, dedicado e criativo. Utiliza sua guitarra com muita maestria e é o principal solista do trio. Sua jornada musical começou no Rock, onde a guitarra é protagonista, e isso o transformou em um guitarrista de Jazz único.
Peixe (Pedro Heitor)
Estudante de Música
Pedro, mais conhecido como Peixe, apelido esse que lhe foi dado por Nicolas em sua adolescência, é um baixista promissor. Se apaixonou pela música ouvindo os grooves da era disco junto de sua mãe e desde então aplica a sonoridade do baixo dos anos 70 em suas linhas.
Nivaldo
Professor de Música
Nivaldo foi o ultimo integrante do trio. Nicolas foi convidado para participar de uma banda chamada Rota Mineira, onde Nivaldo era o baterista. Em um dos ensaios da Rota Nicolas tocou um tema de Jazz para aquecer, quando foi surpreendido com Nivaldo o acompanhando e aplicando todos os elementos da bateria jazzistica. Foi só questão de tempo para Nivaldo começar a participar das ratarias.